Método infalível para nunca mais pegar vírus em seu(s) dispositivo(s) (Pen-Drive ou HD Externo)


OBs.: O procedimento não deve ser feito em Cartões de Memória, pois os aparelhos (máquinas fotográficas, som, etc) onde são colocados devem ter permissão total para acessá-los. Atenção: O computador que irá usar não deve ter nenhum dos vírus que criam atalhos e ocultam as pastas. Verifique antes a existência desses vírus no seu computador através do programa PW Clean (a opção de verificar existência de vírus é grátis). Download: Clique Aqui



Passo 1: Insira seu Dispositivo no seu Computador (pode ser Notebook ou PC). O Sistema Operacional pode ser Windows XP, 7, 8, 10 ou Server, arquitetura de 32 ou 64 Bits.


Passo 2: Abra o “Windows Explorer”. Para acessá-lo use uma das duas formas abaixo:
1) Através do botão Iniciar / Todos os Programas ou Programas / Acessórios / Windows Explorer.
2) Através da combinação de teclas “Windows” + “Letra E” como mostra imagem abaixo:

Passo 2


Passo 3: Caso tenha arquivos no seu Dispositivo, copie-os para um outro local. Ex.: Crie uma pasta na Área de Trabalho (ex.: Backup_PenDrive) e copie tudo que estiver no Dispositivo para esta pasta.


Passo 4: Localize a Unidade onde foi detectado seu Dispositivo (ex.: E:\, F:\, ...), clique com botão direito em cima desta Unidade e escolha a opção “Formatar”. Atenção, certifique-se de que é realmente a Unidade do Dispositivo que vai formatar, pios este procedimento irá apagar todas as informações do mesmo. Veja figura abaixo:

Passo 4


Passo 5: Aparecerá uma janela para início da formatação. Certifique-se de que o Sistema de Arquivos “NTFS” esteja marcado. Marque também a opção “Formatação Rápida” e clique em “Iniciar”. Aparecerá um aviso, basta clicar em “OK”. Veja figura abaixo:

Passo 5


Passo 6: Após formatação seu Dispositivo ficará vazio. Neste momento, você deve criar uma nova pasta no Dispositivo e nela você irá colocar todos os seus arquivos que estavam antes na raiz. O nome da pasta que irá criar fica a seu critério. Ficará como na figura abaixo:

Passo 6


Passo 7: Baixe a Ferramenta PW Clean clicando aqui e coloque na Unidade raiz do seu dispositivo. Com o PW Clean, você poderá verificar a existência de vírus no(s) computador(es) em que usar o Dispositivo. No entanto, até final do procedimento seu Dispositivo ficará protegido contra vírus, mesmo que plugue ele em um computador infectado. Ficará como na figura abaixo:

Passo 7


Passo 8: Feito isto, clique com botão direito do mouse em cima da Unidade do seu dispositivo e clique em “Propriedades”. Em seguida escolha a aba “Segurança”. Se usa o Windows 7 ou 8 vá em: “Avançadas” e em “Alterar Permissões”. Na janela “Configurações de Segurança Avançadas de "Seu Dispositivo", marque a opção “Substituir todas as permissões de objetos filhos por permissões herdadas deste objeto”. Se usa o Windows XP vá em “Avançadas” e na janela “Configurações de Segurança Avançadas para "Seu Dispositivo", marque a opção “Substituir as entradas de permissão em todos os objetos filho pelas entradas aplicáveis mostradas aqui”. Veja figura abaixo:

Passo 8


Passo 9: Certifique-se que nas “Entradas de permissão” esteja permitindo para o “Todos” ou “Everyone”. Clique então no botão “Editar”.


Passo 10: Faça a marcação dos itens como na figura abaixo e clique em “Ok” e “Sim” nas janelas subseqüentes.

Passo 10


Passo 11: Feito o passo 10, seu dispositivo ficará bloqueado para edição e gravação de dados e por isso temos que desbloqueá-lo apenas na pasta que desejar usar, que é a que você criou para colocar seus arquivos. Para isto, clique na pasta (ex.: TODOS_ARQUIVOS) com botão direito, vá em “Propriedades” e “Segurança”.


Passo 12: Clique em “Avançadas” e em “Alterar Permissões”.


Passo 13: Na janela que aparecer, Desmarque a opção “Incluir permissões herdáveis provenientes do pai deste objeto” – Quando aparecer a janela “Segurança do Windows”, clique em “Adicionar”. Marque a opção “Substituir todas as permissões de objetos filhos por permissões herdadas deste objeto. Apague todos os itens do quadro “Entradas de Permissões” do tipo “Negar”. Veja figura abaixo:

Passo 13


Passo 14: Marque o item que sobrou nas “Entradas de Permissões” do tipo “Permitir” e clique no botão “Editar”.


Passo 15: Na janela que aparecer, marque na opção “Controle Total” na coluna Permitir e Marque a opção “Negar” nos itens marcados na figura abaixo:

Passo 15


Passo 16: Vá clicando em “OK” e “Sim” até que todas as janelas se fechem.


Resultado: Na raiz do seu dispositivo, estará bloqueado todo tipo de edição, inclusão, modificação de Arquivos e Pastas. Normalmente 99% dos vírus contaminam esta área, e como ela estará bloqueada para tudo, ele não vai conseguir entrar. Na pasta onde escolheu para guardar seus arquivos, as opções de inclusão, edição e exclusão, estarão liberadas. Veja figura abaixo:

Passo 16


Fim! Em caso de dúvidas entre em Contato.